VERSATILIS ENSEMBLE

Formação camerística por membros da  Orquestra Versatilis,  derivando-se Quarteto, Trio e Duo. 

O colorido intimista da música de câmara exposto ao grande público em suas variadas cores sonoras de épocas, estilos e culturas.
 

ATUAÇÃO:

  • CONCERTOS

  • CONCERTOS DIDÁTICOS

  • EMPRESAS:         
    CONCERTOS MOTIVACIONAIS ILUSTRADOS NA MÚSICA
            - liderança

            - relações interpessoais
            - equipe produtiva
            - paixão x obrigação 
            - planejamento e  organização
            - a arte de convencer
            - construindo a imagem empresarial    

  • MASTERCLASSES

392618_317515664927701_2126864456_n_edited.jpg
392618_317515664927701_2126864456_n_edited.jpg

JEAN REIS

1º VIOLINO

Jean Reis é Mestre em Música pela Andrews University e University of Redlands em Regência Orquestral e Violino. Foi aluno de Erich Lehninger na Escola Municipal de Música de São Paulo, Alberto Jaffé e Audino Nunes. Durante seu mestrado em violino nos Estados Unidos foi orientado pelo Dr. Lyndon Taylor, atual  lider de naipe dos segundos violinos da  Los Angeles Philharmonic.


Nos Estados Unidos foi membro da Redlands Symphony Orchestra, Riverside Symphony, Riverside Opera Symphony e Redlands Bowl Symphony Orchestra, Mississippi Symphony Orchestra, Meridian Symphony Orchestra and Gulf Port Symphony Orchestra.

No Brasil foi violinista das principais orquestras de São Paulo, incluindo a Orquestra Sinfônica Municipal de São Paulo, Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo, Orquestra Jazz Sinfônica do Estado de São Paulo, Orquestra Filarmonica de São Caetano e Orquestra Sinfônica de Santo André. Ocupou o cargo de monitor de violino na Orquestra Experimental de Repertório sob a direção do maestro Jamil Maluf. 

 

Foi professor de violino e prática de orquestra  na Universidade Livre de Música e  ACARTE. Violinista do Quarteto Paulista de Cordas, apresentou-se em salas de concerto no Brasil, USA e Europa. Atuou como segundo maestro e violinista dos musicais A Bela e a Fera e Chicago (Broadway & Disney) em São Paulo numa produção da CIE Brasil.

 

Por dois anos foi convidado da  Ecole Normale de Musique de Paris a compor a banca para concessão de Diploma de Concertista da classe de Violino.

Jean integra o DUO AR com  Flávio Augusto ao piano, intensificando sua atuação camerística ao violino. É violinista do Versatilis Ensemble, diretor artístico e maestro da Orquestra Versatilis.

Elias Vicente de Souza

2º Violino

Elias Vicente Souza  é natural de Florianópolis.  Iniciou seus estudos de violino aos 9 anos de idade com o Professor Ramiro Antonio da Costa. 

Em Curitiba teve orientação do violinista  Marco Damm  até 2008.  Posteriormente foi discípulo de  Oliver Yatsugafu. 

 

Atualmente é bacharelando  em violino na UDESC sob a orientação do Professor Leonardo Piermartiri.

 

Atuou junto à Orquestra Sinfônica de Santa Catarina. 

 

É concertino da Camerata Florianópolis e integra o Ensemble Versatilis

.

Elias Versatilis Ensemble .jpg
33206e_44a1d2b915cf4c5289b66f1d582f05d6~mv2.jpg

Ingridi Elias

Viola

Natural de São José - SC, iniciou seus estudos de musica aos 7 anos de idade no Conservatório Musical de Joaçaba com a professora Margot Caris. Desde 2008 vem se dedicando aos estudos de viola, a qual acabou se tornando seu instrumento principal. Em 2013 mudou-se para a cidade de Florianópolis onde iniciou o curso superior em música - bacharelado em viola na Universidade do Estado de Santa Catarina. Desde então vem participando e desenvolvendo diversos trabalhos com inúmeras Orquestras como a Orquestra acadêmica da UDESC, Orquestra Camerata Florianópolis, Orquestra Unisul, Orquestra de Cordas da Ilha, Grupo de Câmara de Jaraguá do Sul além de ser convidada para concertos com a Orquestra Sinfônica do Paraná. Durante sua formação acadêmica participou de importantes festivais e master classes, onde teve a oportunidade de estudar com professores como Renato Bandel (Instituto Baccarelli - SP), Emerson de Biaggi (UNICAMP), Jairo Chaves, Ricardo Kubala (UNESP), Hella Frank (UFRGS), Daphne Gerlin (EUA), Paulo Bosísio (UNIRIO), Richard Young (EUA), Craig Mumm (EUA), Katherine Murdock (EUA), Paul Kantor (EUA), Charles Castelman (EUA), entre outros. Atualmente é aluna do Professor James Alexander na Nicholls State University – LA Estados Unidos, onde faz parte do Conservatory Program – String Studio.

WhatsApp Image 2020-10-07 at 16.44.40.jpeg

Raphael Buratto

Violoncelo

Natural de Lages, Santa Catarina, Raphael Buratto graduou-se bacharel em violoncelo pela Escola de Música e Belas Artes do Paraná, na classe de Maria Alice Brandão e é mestre em interprétation du violoncelle pela Université de Montréal – Canada, orientado pela violoncelista Johanne Perron.

Um dos mais promissores violoncelista Catarinense de sua geração, Raphael Buratto recebeu orientações em festivais e masterclasses dos seguintes violoncelistas: Fábio Presgrave, Mark Kosover (EUA), Carlos Pietro (México), Anatoli Krestev (Bulgária), Ina- Esther Joost (Alemanha), Michael Haran (Israel), Pjotr Meshvinski (Rússia), Yuli Turovsky (Rússia-Canada), entre outros. Ainda em Paris, teve a oportunidade de se aperfeiçoar com o renomado violoncelista Romain Garioud (França).

Raphael Buratto foi integrante da Orquestra Sinfônica de Santa Catarina (OSSCA), Orquestra e Quarteto de cordas da UDESC, Camerata Florianópolis, Orquestra de Câmara da PUCPR e entre 2004 e 2008 participou regularmente como músico convidado da Orquestra Sinfônica do Paraná (OSP), trabalhando com importantes maestros e solistas, entre eles, o violoncelista Antonio Del Claro, o maestro John Nechling e o tenor espanhol José Carreras, entre outros.

Em 2009 trabalhou como professor substituto de violoncelo e música de câmara na Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC), na cidade de Florianópolis.

Em Montreal, Raphael Buratto teve uma intensa atividade musical, participando de inúmeros grupos de câmera e orquestras. Foi integrante do C4 Quatuor de Violoncelle, Ensemble Arkea e da I Celliste Orchestra, a convite de Velitchka Yotcheva (diretora artistica da Société de Musique de Chambre de Montréal).

WhatsApp Image 2020-10-07 at 16.44.40.jpeg

Mauricio Souza

Contrabaixo

Maurício Souza é doutor e mestre em contrabaixo pela University of Georgia. 

 

Integrou as orquestras Charleston Symphony, Macon Symphony, Albany Symphony e Symphony Orquestra Augusta onde foi chefe de naipe em várias ocasiões. No Brasil já participou da OSPA, Orquestra Filarmônica da Pucrs, Orquestra do SESC-RS, Orquestra do Theatro São Pedro, Camerata Florianópolis, OSSCA, entre outras. 

 

Estudou com nomes como Francesco Petracchi, Giuseppe Ettorre, Timothy Cobb, Barry Green, Alberto Bocini, Betram Turetsky, Tom Sharpe, Milton Masciadri, Piermario Mureli, Davide Botto e Marcos Machado. 

 

Atualmente é professor na Escola Livre de Artes de Florianópolis, UFSC (extensão) e fundador da Orquestra Floriparte, inciativa que promove o ensino de cordas coletivo. Ainda na área da educação, Maurício é colaborador internacional do Concorso Internazionale di Música Città di Stresa e tem ministrado aulas de orquestra e masterclasses de contrabaixo nos EUA, Itália e Brasil. 

 

Na área acadêmica, desenvolve pesquisa sobre a história e didática do contrabaixo tendo sido agraciado com uma bolsa da CAPES de 2014-2016 e Graduate Assistantship na University of Georgia de 2010-2015. Nesta universidade, trabalhou também no setor de intercâmbios e relações internacionais do departamento de música. 

 

Na música de câmara, tem realizado apresentações em países como Brasil, EUA e Itália. É membro da associação Opus Lago Maggiore (Itália) e do Conselho Municipal de Política Cultural de Florianópolis.

WhatsApp Image 2020-10-07 at 16.44.40.jpeg

Flavio Augusto

Piano

Detentor de 28 primeiros prêmios em Concursos Nacionais e Internacionais de Piano, Flávio Augusto  em 1988​ tornou-se o primeiro brasileiro a conquistar o 1º lugar do Concurso Internacional de Piano “Villa-Lobos”, no Rio de Janeiro.

 

Natural de Poços de Caldas (MG), iniciou seus estudos de piano aos quatro anos de idade, tendo como professores os pianistas Homero de Magalhães, Gilberto Tinetti e Myrian Dauelsberg. Concluiu os cursos de Bacharelado em Piano e Licenciatura em Música pelo Conservatório Brasileiro de Música do Rio de Janeiro; Pós-Graduação em Filosofia pela Universidade Estadual de Montes Claros, MG; e Mestrado em Piano – Práticas Interpretativas – pela Universidade Federal do Rio de Janeiro.

 

Desde os treze anos têm sido solista das principais orquestras do País, em palcos importantes como os Teatros Municipais do Rio de Janeiro e de São Paulo, a Sala Cecília Meireles do Rio de Janeiro, o Teatro Nacional de Brasília e a Sala São Paulo. No Brasil, já se apresentou em quase todos os Estados, atuando isoladamente ou ao lado de grandes cantores e instrumentistas. No exterior, já se apresentou em importantes salas de concerto dos Estados Unidos, França, Alemanha, Suíça, Itália, Espanha, Portugal, Bélgica, Áustria, Finlândia, Londres, Nova Zelândia, Venezuela, Chile, Paraguai, Guatemala e Costa Rica.

 

Em 1990, gravou seu primeiro disco com os “Prelúdios para Piano” do compositor francês Claude Debussy. Fez a primeira gravação mundial dos “50 Estudos para Piano” do compositor Johann Baptiste Cramer. Gravou também os CDs “Arco & Tecla” com o violinista Ricardo Amado, “Impressões Brasileiras” com o violinista Daniel Guedes e “Tributo a Guerra Peixe” com o gaitista José Staneck. É também integrante do premiado Trio Aquarius – com quem já gravou dois CDs dedicados a compositores brasileiros. Foi professor do Conservatório Estadual de Música “Lorenzo Fernândez” e do Departamento de Artes da Universidade Estadual de Montes Claros (MG). Em setembro de 2004, passou em 1º lugar no concurso público para “Músico – Pianista” da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Nesta mesma instituição, foi Professor Substituto de Piano nos anos de 2006 e 2007.

 

É frequentemente convidado para participar como jurado dos mais importantes concursos nacionais de piano, assim como ministrar aulas nos principais Festivais de Música do país.

IMG_2349_edited.jpg